sábado, 7 de dezembro de 2024

Um grande brincalhão!

O que já vira em fotografia, existe mesmo na natureza: um cogumelo a que a ciência, muito justamente, dá o nome de Phalus impudicus.
Não há dúvida: Zeus é mesmo um grande brincalhão!
[Avistamento: Feijó (Almada); 6 - Dezembro - 2024]

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Um primeiro-ministro a fazer de galheteiro ?

Sim, já vimos. Ontem. 
E, por sinal, fazendo uma bem "inusitada" figura de palhaço. De facto, que outro nome chamar a quem, não tendo nada de novo para anunciar, se apresenta em termos tão solenes que até se poderia julgar que vinha aí o fim do mundo! 
(Imagem do "Público", edição impressa de hoje)

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Pintura abstracta, obra de um fungo

 

Nome do fungo: Coniophora puteana (Schumach.) P. Karst. 

("Trabalho" em madeira cortada. Almada; 18 - Novembro - 2024) 

sábado, 16 de novembro de 2024

O fanfarrão !

Tudo quanto de bom aconteceu no país, desde que tomou posse, é mérito dele, como tantas vezes tem repetido. Já tudo o que de mal tenha surgido ou venha a surgir, é, para ele, "culpa de D. Afonso Henriques". Sirva de exemplo o atribuir ao anterior governo toda a culpa e, simultaneamente, a sua recusa em assumir as suas próprias responsabilidades em relação aos "casos gravíssimos" fruto das falhas no atendimento de urgências por parte do INEM devido à greve ás horas extraordinárias por parte dos técnicos de emergência pré-hospitalar, quando é certo que até a (ainda) ministra da Saúde assumiu "total responsabilidade pelo que ocorreu". Ora, ele, que mais não seja, é responsável pela escolha da ministra e pela recusa em demiti-la, quando é mais que evidente, tantas são as provas, que a senhora não tem competência para o exercício das funções que lhe foram por ele cometidas.
Se a ministra da Saúde já mereceu o qualificativo de "ministra-zombie", que cognome teremos de atribuir a este primeiro-ministro?  Até mais ver, o de fanfarrão assenta-lhe bem. Julgo eu.

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Presidência do Conselho de Ministros: onde "a bota [também] não bate com a perdigota"

 Títulos e imagens do EXPRESSO on line:

Administração Interna: Luís Montenegro desautoriza ministra
E Montenegro ri-se. Será que Montenegro acha graça ao facto de uma ministra do governo a que preside ser objecto de reiterada chacota pública? 
Façamos-lhe o favor de admitir que sim, para não sermos forçados a concluir que há mais um caso de irresponsabilidade no actual governo.

terça-feira, 12 de novembro de 2024

Ministério da Saúde: quando "a bota não bate com a perdigota"

 

A propósito da ocorrência da morte de várias pessoas por falha no atendimento de chamadas de urgência por parte do INEM, devido à greve dos técnicos de emergência pré-hospitalar ao trabalho extraordinário, greve que tinha obrigação de conhecer pois lhe foi anunciada com a suficiente antecedência, a actual ministra da Saúde fala em "gravíssimos acontecimentos", para, logo de seguida, acrescentar que assume "total responsabilidade pelo que correu menos bem". 

Perante estas afirmações, não é difícil concluir que, como diz o povo, " a bota não bate com a perdigota". E em dose dupla.

Com efeito, a ministra fala em "gravíssimos acontecimentos" para logo a seguir desvalorizar o caso com um "correu menos bem". A  morte várias pessoas por falta de atendimento de chamadas de urgência é um "gravíssimo acontecimento" ou é um simples "correr menos bem"? Em que ficamos, senhora ministra?

Se a ministra assume "total responsabilidade" pelos "gravíssimos acontecimentos" importa saber quais as consequências. É que responsabilidade sem consequências, não é responsabilidade, mas sim irresponsabilidade. De quem?  Pelos vistos, só  o saberemos mais tarde.

(Citações e imagem in EXPRESSO on line)

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Coisas & loisas: Coprinopsis picacea

 


Três imagens bem diferentes entre si e, a meu ver, bem interessantes da mesma espécie de cogumelo (Coprinopsis picacea) em distintos estados de desenvolvimento e maturação.
(Avistamento: Santo Estêvão (Sabugal); 30 - Outubro - 2024)

domingo, 20 de outubro de 2024

Lisboa em versão Moedas...

 (Foto extraída de desenho de Cristina Sampaio publicado no suplemento P2 do jornal "PÚBLICO", edição em papel de 20 - 10 - 2024)

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Nuvens sobre o céu de Lisboa?



Sem dúvida que sim, pois são visíveis nas imagens supra, captadas hoje com pouco minutos de intervalo. 
Confesso tratar-se de um fenónemo estranho e de algum modo incompreensível, visto que, depois de o Secretário-Geral do PS (Pedro Nuno Santos) ter anunciado que o Partido Socialista irá abter-se na votação sobre o Orçamento de Estado para 2025 da responsabilidade do governo da Ad, assegurando por essa forma, a sua aprovação, seria de esperar que o sol se dignasse brilhar com o possível esplendor de um dia de Outono. 
Provavelmente, o São Pedro não gostou, como muita outra gente. 
Por mim, direi que bem andou Pedro Nuno, o único que, durante toda a novela à volta de um eventual acordo sobre o Orçamento, se portou como pessoa séria e preocupada, acima de tudo, com o interesse público.

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Meditação à beira mar (2)


Bom era que toda a violência se desfizesse em espuma, como na imagem.

Infelizmente, a sapiência dos seres humanos que a si próprios se atribuem a designação de Homo sapiens sapiens é demasiado curta para chegarem a uma tão simples conclusão.

(Na imagem: o mar nas proximidades do Cabo Espichel)

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Meditação à beira mar


Até o mar anda bravio!
(Na foto: Praia da Foz - município de Sesimbra)

"Uma gaivota voava"...

 
... aparentemente descuidada.

Descuidos nos tempos que correm não se recomendam, pois todos os cuidados são poucos. Manifestamente. 

(Praia da Foz - freguesia do Castelo - Sesimbra, 7 - Outubro - 2024)

domingo, 6 de outubro de 2024

Nuvens no horizonte ...

 
... que, infelizmente, se vão acumulando, por todo o planeta.

[Foto sobre o estuário do Tejo (Mar da Palha) tomada a partir das proximidades do Alfeite]

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

O bruxo

Diz o cavalheiro identificado na imagem: " É uma injustiça se não houver Orçamento aprovado. Ao pressionar partidos, Marcelo está a fazer o que os portugueses querem" (fonte)

Não sei onde é que Marques Mendes foi descobrir a vontade dos portugueses. Será que o putativo candidato à Presidência da República (longe vá o agoiro!) deu em bruxo ?

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

quarta-feira, 31 de julho de 2024

Outros tempos, outras defesas....

O Castelo de Almourol (na imagem) tem como característica singular o facto de ter sido construído numa ilhota existente no leito do rio Tejo. 
Um meio de defesa que a teconologia tornou obsoleto, como todos os castelos, mas interessante do ponto de vista histórico. Dizem que merece uma visita. 

quarta-feira, 24 de julho de 2024

Limpeza geral...

Se este Governo, preso por arames, dada a escassíssima maioria de que dispõe na Assembleia da República, não for derrubado a curto prazo, pelo que se tem visto, não vai sobrar pedra sobre pedra na Administração Pública.

Hoje é noticiada a dissolução da direcção do Instituto Português do Desporto e Juventude sob o pretexto de ser “imprescindível [uma] mudança de orientação”. Em que sentido, não sabemos, e, pelos vistos, na óptica da ministra da tutela (na imagem) também não precisamos de saber. Às tantas, nem ela sabe.  Tudo indica, aliás, que o que importa é matar a "fome" de emprego público que grassava nas hostes dos partidos do Governo.
Seja como for, o assalto às chefias da Administração Pública que este governo vem prosseguindo tão diligentemente não augura nada de bom. Não custa admitir que pode haver casos em que a mudança até se justificaria. No entanto, o assalto generalizado a que se tem assistido não só não tem qualquer justificação, como irá ter consequências negativas, pois também na Administração Pública há necessidade de alguma estabilidade e de respeito por quem nela trabalha. Algumas dessas consequências, mormente na área da Saúde, até já estão à vista.  Só as não vê quem não quer.

domingo, 21 de julho de 2024

De amores pela "esfera armilar"


Como resulta claro desta imagem, Montenegro não é o único devotado adepto da "esfera armilar". Longe disso. A afeição que a cegonha da imagem dedica à "esfera armilar" é, seguramente, inultrapassável, mesmo pelo Governo de Montenegro. 

(Foto datada de 21 - Maio - de 2016. Na imagem, uma cegonha com o ninho instalado no interior da "esfera armilar", no alto de um edifício em Faro),